Entrevista com a artista plástica Val Schneider

18:10 J&L Fashion 0 Comments



 Seu quadros lúdicos, transcende uma leveza capaz de fazer que observa mergulhar em outra dimensão.

Como surgiu o seu interesse pela pintura?
Eu pinto e desenho desde criança. Sempre mantive a pintura, vezes mais, vezes menos, mesmo quando trabalhava com moda.
Quais são os seus mestres na arte?
São tantos, de cada um busco algo que me interessa ou inspira, ás vezes por uma única razão. Aprendo técnicas, como abordam seus temas. Suas trajetórias e motivações. Monet, Darren Waterston, Clint, Murakami, Amy Talluto, Marlene Dumas são alguns que ando vendo entre outros.
Quando pinta inspira-se numa temática, num objecto exterior a si, ou é puro exercício de intelecção?
O fazer é muito importante, diz respeito ao tempo que dedico e a qualidade desse momento de pintar, é uma coisa que venho descobrindo, e que não está explícita na imagem. Uma espécie de busca pelo aumento da duração do tempo e do espaço, um contraponto ao mundo multifacetado e fugaz que vivemos. Tudo em torno de uma personagem e das sensações que capto ou captei ao meu redor. Da natureza, das imagens cotidianas, dos olhares, das crianças, dos bichos, do feminino, da memória, do decorativo.
O que pretende transmitir com suas obras?

Penso muito na leveza, no ar, no tempo expandido, detalhado, decorado até... acho que no final das contas o espectador vê como quer, é alheio á minha vontade - e isso me agrada. Não penso em transmitir, penso no fazer.
Ainda se lembra da primeira tela que pintou?
Meu pai encontrou uma pintura de uma menina em madeira perdida em algum lugar  e me deu faz pouco tempo. Ele disse que eu tinha uns 6 anos. Não lembrava de já ter explorado esse tema tão pequena.


 A pintura constitui uma necessidade, vocação ou exigência?
Acho que tudo de uma vez.
As artes plásticas sempre foi sua meta ou você teve outras profissões?
Eu trabalhei anos com moda. Profissão que adorava,aprendi a gostar em casa, com minha mãe que era costureira. Arte sempre foi um sonho. Sempre pintei e até tentei fazer tudo de uma vez, mas são duas carreiras que tomavam tempo demais para mim. Ah, também fiz teatro amador, fui babá, escrevi roteiros, fiz figurinos e vendi carpete!
Como você vê a sua arte?
Ih, essa pergunta sempre me deixa meio sem palavras, ainda é cedo para saber ao certo, Apenas quero explorar, aprender, entender, aprimorar, mostrar. Para poder continuar fazendo.
Quando você iniciou a sua carreira como artista plástica?
Há 2 anos. Sempre pintei, nunca profissionalmente como agora
.






















By: Lleticia Davis.

0 comentários: