Origem do Salto Alto

14:29 J&L Fashion 0 Comments

        Não existem indícios de quem teria criado o salto alto, o que ser sabe ao certo e que ele foi amplamente utilizado a partir do Século XVII  na corte do rei Luís XIV na França, Que abusava do salto, para disfarça sua baixa estatura, dizem alguns registros históricos que Luís XIV não passava de um metro e sessenta. 
        A pesar disso o salto alto só ficou realmente conhecido no reinado seguinte de Luís XV, que deu origem e fama ao tipo de salto que e, largo na ponta e na base e afinado no meio.  Foi também nesta época que o salto deixou de ser exclusividade masculina e passou a ser utilizado por mulheres. 
          Os primeiros modelos de saltos altos foram encontrados em uma tumba do Antigo Egito. Esses saltos, caracterizavam a alta posição social de quem os utilizava. O gosto por saltos altos predominou também na Grécia Antiga. Ésquilo, o primeiro dramaturgo da história grega, fazia os atores de suas peças usarem sapatos plataformas de diferentes alturas para, assim, indicar a posição social de cada personagem. Outro exemplo seria no Japão o imperador Hirohito foi coroado, em 1926, calçando sapatos com plataforma de 30 cm de altura.
      Mas a história também revela que saltos altos estão associados à sexualidade. As cortesãs japonesas usavam tamancos com alturas entre 15 e 30 cm. Já as concubinas chinesas e as odaliscas turcas eram obrigadas a usar sandálias altas provavelmente para impedir que fugissem dos haréns. Na Antiga Roma, as prostitutas eram identificadas pelos saltos que usavam. 
      Na Época Moderna, a moda europeia dos saltos altos teve início com os “chopines” italianos, sandálias com plataformas de altura variando entre 15 e 42 cm. Algumas chegavam a alcançar 75 cm e as mulheres que os calçavam tinham que se apoiar em bengalas ou bastões para conseguir equilíbrio ao andar. No século XVII, o parlamento inglês punia como feiticeiras todas as mulheres que usassem sapatos de salto alto para seduzir ou atrair homens ao casamento. 
       No século XIX, os saltos foram introduzidos nos Estados Unidos importados diretamente dos bordéis de Paris. O sucesso dos saltos altos na capital francesa era enorme, pois a maioria dos clientes preferia contratar os serviços de prostitutas que usavam saltos. Naquela época os sapatos de salto eram criados por modestos sapateiros, até então não existia designers de sapatos.  A produção em massa de calçados teve início nos Estados Unidos, onde começou como uma atividade familiar exclusiva de colonos do leste do país e acabou se tornando as primeiras grandes lojas por volta da metade do século XVIII.










 





By:  Lleticia Davis

0 comentários: