ANOS 6O
Nos anos 60 o reinado foi da minissaia, um modelo fácil de fazer, é também o vestido tubinho com estampas psicodélicas ou geométricas que pode ser usado com botas de cano longo. Cores vivas, estampas florais e pop-art, tecidos acetinados, boca de sino, tecidos sintéticos e a moda que identifica os anos 60 como futurista.
E quando o prêt-à-porter se tornou a revolução industrial da moda, a alta costura teve sua morte anunciada. Importantes nomes do meio afirmavam que o segmento que primava pela excelência técnica, pelo acabamento manual, pela riqueza de detalhes e pela perfeição no caimento das peças feitas sob medida, tinha seus dias contados.
Diversas maisons encerraram suas atividades no segmento que se mostrava custoso demais perante a lucratividade e baixo custo da produção em massa. Contudo, nos anos 60, e assim como nas demais indústrias, a escassez do trabalho manual em face da mecanização industrial fez com que o artesanal, o famoso handmade, voltasse a ser valorizado.
E a modelo Jean Shrimpton e Catherine Deneuve personificam o estilo "chelsea girls". Aparência adolescente, minissaia, cabelos longos com franja.Mas, a modelo e atriz Twiggy é o símbolo dos anos 60, cabelos curtos, cílios inferiores pintados com delineador. Em 1968, explode o movimento estudantil.
0 comentários: